segunda-feira, 10 de junho de 2013

Uma colcha, um PAP

Estou me aventurando, pela primeira vez, em fazer um PAP. Escolhi uma colcha de hexágonos porque outro dia comentei a respeito dessa técnica e recebi alguns pedidos para mostrar um passo-a-passo e porque é um trabalho gostoso de fazer e de um efeito incrível. É demorado? Sim, é! Mas vale a pena. Fiz as contas e constatei que se você fizer UM hexágono por dia, demora um ano para completar a colcha. Muito tempo? Do jeito que o tempo está passando rápido, quando você menos esperar, a colcha já está pronta. E é apenas UM por dia. Imagine se fizer mais...
Então, lá vamos nós...
Se ficar alguma coisa a ser dita ou mostrada, por favor, entre em contato por e-mail ou comentário e estarei pronta a responder.

Esta colcha é minha. Fiz uma para cama de solteiro já faz alguns anos. Agora estou encarando uma de casal. Calculo que demorarei um ano e meio para fazê-la. Enquanto isso, vou diminuindo os retalhos no meu ateliê e terei a consciência menos pesada para  comprar paninhos novos.
Este lado é o de cima. O avesso mostrarei na última foto do post.

Primeiro de tudo você precisa de vários moldes. O hexágono deve meder 5,5cm em cada face do molde grande e a mesma medida do molde pequeno. Não sei desenhar esta figura geométrica. Mas não deve ser difícil fazer ou pedir a alguém craque em geometria. Os meus ganhei da minha amiga e professora Lenice Almeida, a quem devo, também, todas as instruções para confeccionar a colcha.
O melhor material para fazer os moldes é em caixas de papel meio grossinho, como este de café. E é bom ter vários à disposição, porque depois de tanto riscar, eles vão ficando com os cantos "rombudos".

Depois é só colocar o molde sobre o tecido que vai ficar de fora e riscar por fora e por dentro do molde.

Devemos, também, cortar a manta acrílica e um outro tecido que combine com o tecido do molde maior, conforme o molde menor.

Aqui já estão posicionadas as camadas, em sequência: molde maior, manta, tecido em molde menor.

Prende-se as três camadas com um alfinete.

Passa-se um alinhavo prendendo as três camadas, contornando todo o tecido menor.



Nesta etapa começa-se a dobrar o tecido maior sobre o menor, fazendo os cantinhos com a maior precisão e perfeição possíveis. Eu prendo estas dobras com pequeninos alfinetes usados para aplicação, mas pode-se, também, fixar as bordas com alfinetes maiores.
Todas as dobras devem ser feitas na mesma direção.

Deve-se medir, constantemente as dobras para que todas tenham 5,5cm. Isso vai fazer grande diferença na hora de unir todos os hexágonos. Não hexite em desmanchar tudo e começar de novo. Vale a pena.

Quando faltar apenas um lado para ser dobrado, deve-se desmanchar o primeiro que foi feito, dobrar o último e novamente o primeiro.

Aqui tudo dobrado, medido e alfinetado.

Agora vamos prender as bordas com pontos invisíveis, usando linha da cor do tecido externo ou o mais aproximado possível. Quando chegar nos cantinhos, subir com a costura até a ponta e trazer a linha por baixo da dobra (para que fique invisível) para começar novamente na próxima dobra. Nesta costura deve-se pegar as três camadas (tecido interno, manta e tecido externo).

Aqui o hexágono já costurado, sem os alfinetes e sem a linha do alinhavo.

No avesso do hexágono, aparece nitidamente o quilt. Está terminado o trabalho. Agora é só fazer vários e depois emendar com pontos invisíveis, também.

Este é o avesso da colcha. Quando você termina de unir todos os hexágonos, a colcha está pronta, com forro e também quiltada. É só usar.

Não se esqueçam, qualquer dúvida, mandem e-mail ou comentários para este post.
Se alguém fizer, ficarei feliz em ver o resultado. 
Com esta técnica pode-se fazer bolsas, lugares americanos, caminhos de mesa e outros trabalhos que a imaginação permitir.


8 comentários:

  1. Obrigada Eneida pelo Pap, estava esperando ansiosamente! Só tenho uma dúvida, Você disse que o hexagono maior mede 5,5 cm cada face e a mesma medida no menor. E a margem que devemos deixar para que seja dobrada e costurada, qual é? Obrigada querida! bjs e boa semana!
    Nina

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Nina querida, por me lembrar disso! Você deve dobrar uma vez até o início do hexágono menor de depois outra vez, sobre o hexágono menor. Será que deu para entender? Se ficou confuso, você me avisa que tiro uma foto e coloco em outro post.

    Beijos,

    Eneida

    ResponderExcluir
  3. Sempre leio o seu blog, adoro ver os trabalhos e encontros....Adorei tb o pap e vou tentar fazer...Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eneida, lembra quando você nos ensinou essa maravilha em uma aula do clubinho? Lembra que eu disse que ia fazer porta-copos?....kkkkk.
    Pois é amiga nem isso...
    Mas você arrasou, fantástica como sempre. Sua colcha é maravilhosa e sua coragem sem limites.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  5. linda, linda, linda....ainda vou fazer a minha, e o PAP ficou bem legal, beijos gabi

    ResponderExcluir
  6. Eneida
    Sou nova por aqui. Vou tentar fazer um. Tenho aquele molde com várias medidas. Se der certo, encararei o desafio da colcha.

    ResponderExcluir
  7. Oi Eneida, aqui estou eu babando pela sua colcha e sabendo, já de antemão, que não vou fazer kkkkk
    Mas vou mostrar para minha filha, a Juliana, voce a conheceu.
    Ela adora costurar, e vive querendo aprender coisas difíceis rsrsrs
    Um beijo, e parabéns pelo lindo trabalho.

    ResponderExcluir
  8. Esse trabalho é LINDO!!!! Eneida , vc arrasa mesmo... Sempre a ensinar algo paraalguém... a lição desse trabalho é com toda certeza ...Paciência!!! É para quem tem paciência e ama muito o que faz.bjs

    ResponderExcluir