domingo, 31 de maio de 2009

As Irmãs Baldo - o Retorno



Agora as Irmãs Baldo em 3 X 4:
LUIZA BALDO, 92 anos, é a cozinheira da casa, mas no passado era a que costurava para a família inteira. Para as mulheres fazia vestidos, saias e blusas e para os homens, camisas e pijamas. Luiza tem uma voz maravilhosa, como bem observou Renatucha. Poderia ter sido uma cantora, mas acho que nunca se deu conta disso. Perguntada sobre o que acha do mundo de hoje, Luiza diz que, diplomaticamente, que o mundo em parte progrediu, mas que em parte ¨desmoralizou¨. E cita a violência como a pior coisa dos tempos atuais.

IRMA BALDO, 88 anos, substitui Luiza na cozinha eventualmente. Tem uma energia contagiante e um sorriso permanente no rosto. Conta que, quando vieram morar na chácara, a cidade acabava a li. Depois era mata virgem, onde existia até onça. Bordou muito quando jovem e não só à noite, depois que acabavam as tarefas diárias. Sempre achava um tempinho dirante o dia para se divertir com suas agulhas e linhas.

JACONDA BALDO (TIA CONDA), 83 anos, é a relações públicas da família. Serviços de rua ficam por sua conta e é ela também quem acode todos os que precisam de ajuda na família. Por isso, é chamada de ¨a bombeira¨ - está sempre apagando as possíveis ameaças de incêndio. Indagada se é esse mesmo o significado do seu apelido, tia Conda disfarça: ¨Acho que é porque sou eu que molho as plantas e estou sempre lavando o quintal. Estou sempre com a borracha na mão.¨Até hoje faz seu crochezinho.

Na primeira foto, Tia Conda, Tia Luiza e Renata. Maria Lúcia tentou mas não conseguiu ficar fora da foto.
Na segunda foto, Renata, Tia Irma, Télcia, Miramar e Renatucha e a máquina maravilhosamente conservada que costurou para a família inteira durante tantos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário